segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tendência verão 2009



Trabalhando com moda, o que mais se pode ouvir de pessoas a terem duvida, é o que está na moda? O que é ou será tendência??? Com relação a verão 2009 notamos uma variedade tanto nas coleções brasileiras para o verão 2008/9, desfiladas em junho no SPFW e no Fashion Rio, e vemos a reafirmação uma onda-liberdade agora desfiladas nas passarelas internacionais que acabaram de acontecer na apresentação do verão 2009.

Poderíamos dizer que “está na moda”, saber escolher o que mais combina com a personalidade de cada um, e também seu biotipo. Estilo é saber escolher, de toda a variedade da moda, o que mais nos representa.

Sempre costumo dizer, que a moda é um reflexo da cultura da sociedade do momento e o estilo é quando eu inserido nessa sociedade olho e tiro da moda aquilo que me identifico o que e quem eu sou. Nos anos 50, estar na moda significava que você pertencia a uma sociedade – ou você se vestia como a alta costura autoritariamente mandava ou você não contava; dos anos 60 até os 90, estar na moda representava uma posição diante do establishment (cultura clássica vs. contracultura); dos anos 90 para cá, estar na moda é saber mostrar a individualidade, é ter estilo próprio.


Mas se o estilo é você inserido a uma sociedade e já que não estamos isolados em uma ilha deserta, poderíamos dizer então que essa liberdade e variedade que vem como tendência, o grande tema para o próximo verão será o RESGATE A FEMINILIDADE.



A mulher veio conquistou, abriu espaços, ganhou status de executiva, líder. Ganhou na verdade, principalmente conquistou o direito de ser bonita. A roupa está acompanhando estas mudanças. Teve que se tornar mais masculinizada e direta para causar um primeiro impacto fulminante.

A mulher passou dessa fase de alto-afirmação em seu novo mundo de poder e conquistas. Precisava resgatar agora suas origens de mulher.

A mulher assumiu suas paixões e desejos, assumiu ser feliz e agora, esta na busca da harmonia e felicidade.

Os movimentos egotransgressores das meninas jovens, também nos sinalizam isso. As meninas passaram pelo punk, pelo emo e agora estão beirando o gótico chic e as lolitas. Na verdade cada vez mais se tornam mais românticas.

Portanto definitivamente baseado neste fato histórico e com olhar nas passarelas podemos afirmar esse resgate a feminilidade como o maior tema de tendência para verão 2009.




CINTURA & DECOTES: A cintura marcada decote que cobre um ombro só também aparece, ressuscitado, e é presença garantida nos próximos tapetes vermelhos. Tecidos metalizados e brilhantes, que já apareceram até nos desfiles brasileiros, dão uma graça futurista e tecnológica aos looks. A transparência vão dos mais discretinhos, usados como detalhe sobre vestidos e calças, ao mais abusados, que mostram tudo.










CALÇAS: encurtadas (capri) se reafirmaram, vieram nas versões reta, skinny ou baggy. E também sem barra, com a barra já feita ou então dobrada.. Os jeans claros a muito tempo fora das passarelas aparecem com força.








PANTALONAS: Uma aposta do inverno que segue pelo verão é a calça pantalona









JUMPSUIT: O macacão emplacou nas passarelas brasileiras do verão 2009, e também apareceu nas internacionais.










VESTIDOS: Estamparia ganhou desenhos pincelados inspirados no mundo da arte. Vestidos com tecidos leves, com movimento que voam e desnudam. Padronagens românticas, florais com cores suaves para o dia e marcante para a noite. Aparecem micro, minis, joelho, abaixo do joelho, longo (vale para as saias).











SAPATOS: eles vem com saltos muitíssimo alto, a moda explodiu de repente em Londres e agora toma os pés de mulheres de todas as idades na capital britânica. O fenômeno já aparece sob o nome de “fenômeno-Paltrow”, em referência à atriz Gwyneth Paltrow, que apareceu nos últimos dias usando sofisticados sapatos de salto extra-alto, logo após a estréia de seu último filme.








Espero que tenham gostado, e perdão pela demora dos post...
Ah pra visualizar as fotos melhor, clique nelas para amplia-las...

Ate mais!!!


bjokas
xD